Abacate, um super alimento

Abacate, um super alimento

Considerado uma excelente fonte de gorduras saudáveis, estudos científicos também vêm mostrando os seus benefícios para o tratamento de doenças cardiovasculares, controle de peso, diabetes, e ainda sua capacidade de aumentar a absorção nutrientes.

Publicado em novembro de 2012 pela Universidade da Califórnia um interessante estudo descobriu que comer uma metade de um abacate juntamente com um hambúrguer, feito com 90 por cento de carne magra, inibiu significativamente a produção de um composto inflamatório chamado de interleucina-6 (IL-6), comparado a comer um hambúrguer sem o abacate.

Segundo Dr David Heber, autor da pesquisa, após quatro horas depois de ingerido o hambúrguer ocorreu um aumento de 70% da IL-6 comparado com apenas 40% quando acrescido o abacate. Além disto, também não se observou um aumento nos níveis de triglicerideos, mesmo após esta ingestão “calórica” da carne com abacate.

Abacates, que na verdade são classificados como uma fruta, são ricos em gordura monoinsaturada, que são facilmente queimadas para produzir energia. Além disso são muito ricos em potássio, que ajuda a equilibrar os níveis de sódio no organismo.

Além de suas propriedades anti-inflamatórias pesquisas sugerem que ele também pode ajudar a proteger os danos ao fígado. Em um estudo, quatro ratos de laboratório foram alimentados com abacate e vinte e duas outras frutas. Os ratos então receberam D-galactosamina, uma potente toxina para o fígado que interfere com a síntese celular, resultando em sua morte. Os ratos que foram alimentados com abacate sofreram a menor quantidade de lesão do fígado.

Lesões do fígado induzida por químicos assemelham-se as provocadas por vírus, de modo que os investigadores sugeriram que o abacate poderia, potencialmente, oferecer suporte no tratamento de hepatites virais, de acordo com o pesquisador Hirokazu Kawagishi, PhD.

Devido ao seu alto teor de gordura, o abacate permite que nosso corpo absorva nutrientes solúveis em gordura, como alfa e beta-caroteno e luteína, de forma mais eficiente.

Segundo a Universidade da Califórnia, a maior concentração de carotenóides benéficos e antioxidantes está próxima da casca, portanto o ideal seria descascar o abacate com as mãos, como se fosse uma banana. Os carotenóides parecem proteger os seres humanos contra certos tipos de câncer, doenças cardíacas e degeneração macular relacionada à idade.

Como obter mais abacate em sua dieta:

Abacate pode ser facilmente consumido cru, em saladas ou sozinho, com uma pitada de sal do Himalaia e um pouco de pimenta.

Mas também pode ser usado substituindo outras gorduras no cozimento. Basta trocar o óleo, manteiga ou qualquer tipo de gordura por uma quantidade igual de abacate.

É um excelente alimento para bebês, podendo ser usado no lugar da papinha processada.
Pode ser batido com shakes de proteínas e também funciona como excelente fonte de energia para o corpo, consumido antes ou depois de atividades físicas.

Receitas com abacate
Guacamole

Ingredientes

1 abacate médio maduro
2 tomates picados sem pele e sem sementes
1 cebola média picada
1 dente de alho amassado
2 colheres de sopa de azeite
Pimenta do reino moída
Limão, sal e cheiro-verde para temperar

Modo de preparo

Abra o abacate ao meio, retire o caroço e remova a polpa. Corte em pedaços, amassa com a ponta de um garfo e guarde na geladeira. Enquanto isso, coloque o tomate, a cebola e o alho para refogar em fogo baixo com o azeite, a pimenta e uma colher de sopa de água. Tampe e deixe cozinhar por dois minutos. Espere esfriar, junte o abacate e misture até formar uma pasta. Tempere com sal, limão e cheiro verde.

Salada

Ingredientes

1 abacate médio cortado em cubos
1 tomate médio picado sem sementes
3 cebolas picadas
2 colheres de sopa de sementes de abóbora picada
1 dente de alho grande esmagado
2 colheres de sopa de sumo de limão
1 colher de sopa de azeite extravirgem
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de sopa de coentro picado
1 colher de sopa de hortelã fresca picada
Folhas de alface e de rúcula
Sal e pimenta para temperar

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes, exceto a alface e rúcula. Deixe gelar e sirva por cima das folhas de alface e rúcula.

Molho para saladas

Ingredientes

½ abacate grande
½ pote de iogurte natural desnatado
2 colheres de cebolinha picada
1 dente de alho amassado
1 colher de sopa de azeite de oliva
Sal e pimenta para temperar

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes e guarde em um vidro na geladeira por no máximo 3 dias.

Pasta de abacate com atum

Ingredientes

1/2 abacate
1/2 lata de atum
1/2 cebola picadinha
1/2 tomate picadinho
1 colher de chá de suco de limão
Salsa picadinha
Azeite, sal e pimenta para temperar

Modo de preparo

Amasse o abacate com um garfo e misture todos os outros ingredientes. Sirva com folhas verdes ou com recheio do sanduíche.

Maionese de abacate

Ingredientes

1 abacate
1 dente de alho
½ limão
1 punhado de manjericão

Modo de preparo

Amasse o abacate e o dente de alho. Misture o manjericão picadinho e adicione o limão.

Creme doce de abacate

Ingredientes

½ abacate
1 colher de sopa de cacau em pó
1 colher de sopa de chia
Adoçante e suco de limão

Modo de preparo

Amasse o abacate com o garfo, adicione os outros ingredientes, tempere com o suco de limão e adoce a gosto. Sirva bem gelado.

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>