O efeito anticâncer do Brócolis

O efeito anticâncer do Brócolis

Pertencente a família Brassicaceae, que incluí a couve-flor, o repolho, a couve-de-bruxelas e a couve-nabo, entre outras, o brócolis é originário da Europa e considerado como um dos vegetais mais nutritivos.

Já era considerado um alimento popular na época do Império Romano, onde crescia de forma selvagem às margens do Mar Mediterrâneo. França e Inglaterra faziam o seu uso desde o século XVI, e teve seu crescimento comercial nos Estados Unidos a partir de 1920.

É fonte de glucorafanina, composto que é convertido em sulforafano. Estudos realizados pela Universidade de Michigan, Estados Unidos, tem demostrado que o sulforafano possui propriedades anti-câncer, reduzindo a velocidade de crescimento dos tumores, além de propriedades antimicrobianas. Mas para isto o brócolis deve ser consumido cru, caso contrário terá diminuído o seu nível de sulforafano.

O composto também aumenta a produção de enzimas no fígado que ajudam a metabolizar compostos químicos tóxicos existentes no meio ambiente e contribuem para a formação e crescimentos do câncer.

Outro princípio ativo encontrado no brócolis é o indol-3-carbinol, que ajuda na reparação do DNA e impede o crescimento de células malignas.

Também é uma excelente fonte de magnésio, cálcio, beta-caroteno (sendo rico em luteína e zeaxantina), ferro, zinco, vitamina C, fibras, potássio, ácido fólico, vitamina K e flavonóides, que possuem propriedades anti-inflamatórias.

 

Para ler:

Os alimentos contra o câncer

Smoothie Verde com Brócolis

½ pepino médio
2 talos de salsão
1 maçã verde
1 banana congelada
1 xc de manga picada congelada
½ a 2 xcs de brócolis congelado

Modo de preparo:

Passar na centrífuga o pepino, salsão e a maçã.

Adicionar a banana, a manga e o brócolis congelados ao suco e bater no liquidificador.

Dica: colocar a banana, a manga e o brócolis para congelar armazenada em saco tipo zip ou recipiente de vidro.

Molho de Brócolis

Pode ser usado como molho para saladas, para acompanhar legumes crus ou ser passado em torradas e pães.

Ingredientes:

• 1 maço grande de brócolis
• 2 a 4 dentes de alho amassados
• 1/3 xícara de azeite de oliva
• 1 colher de chá cominho
• 1 colher de chá de semente de coentro
• 1/4 xícara de cebola picada
• 1 pitada de pimenta-do-reino
• 3 colheres de chá de suco de limão
• 1 xícara de água

Modo de preparo:

Pique o brócolis em pedaços grandes e coloque em água fervente, mexendo até que cada pedaço esteja molhado, até ficar macio, mas ainda com a cor verde vibrante. Escorra.

Adicione o brócolis e os demais ingredientes em um processador de alimentos e bata até formar uma espécie de purê.
Retorne a mistura para uma panela e leve ao fogo médio por cerca de 3 minutos para um molho espesso, que pode ser diluído com água, se preferir. Ajuste os condimentos a seu gosto.

Rendimento: 6 porções.

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>