Combinar musculação e trabalho aeróbio ajuda a queimar mais gordura?

Combinar musculação e trabalho aeróbio ajuda a queimar mais gordura?

Infelizmente muitos ainda adotam esta técnica com a ideia de que a combinação de um trabalho aeróbio, como esteira ou bicicleta, com a prática de uma atividade de força traria uma maior queima de gordura. Em trabalho realizado pela Universidade RMIT de Melbourne, Austrália, provou-se que combinar trabalho aeróbio com resistência altera os genes responsáveis pelo anabolismo, ou seja, o ganho de massa muscular. Em termos leigos seria dizer que confundimos esses genes e consequentemente nosso corpo, que passa a não ganhar músculos e nem perder gordura. Realizar exercícios aeróbios antes da musculação também promove efeito negativo sobre o treino de força, já que reduz a liberação de hormônios como o IGF1 e MGF, importantes para o ganho muscular, além do fato de reduzir os níveis energéticos do praticante da atividade, fazendo com que haja uma redução do rendimento na musculação. Como temos visto em encontros passados a melhor forma de se queimar gordura é aumentando nosso metabolismo basal, através do aumento da massa muscular, já que assim estaríamos aumentando a queima de gordura ao longo do dia e não apenas durante a prática de um exercício físico. Portanto, para a grande maioria dos praticantes de atividade hoje em dia, que contam com um reduzido tempo para frequentar academias, utilizar estas horas disponíveis para que se aumente a massa muscular seria, sem sombra de dúvidas, o melhor caminho para a queima de gordura. E para aqueles que desejam combinar corridas e musculação, e ainda ter um bom resultado, o ideal seria que as atividades fossem feitas em horários separados. Muscle Myths, 50 Health & Fitness Mistakes You Don’t Know You’re Making, Micael Mathews, Kindle Edition.

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